Xandú, como tem sido chamada desde que chegou na Arca, viveu no Bairro do Elisa Maria com sua mãe e irmãos, pois o pai abandonou a família, até os treze anos, quando a encontramos em uma das visitas de Maria Silvia e irmã Filis. Sua mãe era cega e quem cuidava da Xandú era seu irmão de 11 anos, dando-lhe comida. Xandú teve sarampo e quando a encontramos vivia em condições precárias em sua própria casa. Não usava roupas, comia qualquer coisa que via pela frente e ela não tinha controle da sua agressividade. Era de pouco contato social, com dificuldade de estar em meio a um grupo, sentar-se à mesa ou andar de ônibus.
Seu grande desafio sempre foi sua dificuldade de manter atenção nas tarefas rotineiras da casa. Somente com a vinda da Fernanda (outra acolhida de Arca que já não está entre nós que conviveu com Xandú durante 6 anos de sua vida. Fernanda tinha macroencefalia, não falava, não andava, não ouvia), Xandu soube o que era entrar em relação com o outro na vida comunitária, acercando-se de Fernanda para fazer seus primeiros gestos de carinho e cuidado com o outro, estendendo esse gesto aprendido para os demais membros da comunidade com o passar dos anos.
Hoje Xandú é uma mulher carinhosa, sociável, sensível que gosta de fazer amigos. Ela aprendeu a dar o tom e o tempo para a aproximação com as pessoas que quer bem. Xandú adora trocar de roupa, adora música e tem boa noção de ritmo. Também gosta de dançar nas festas da comunidade e durante o dia quando ouve música. Xandú gosta de diferentes livros infantis de história e dos lápis de cores para manter-se distraída nas horas vagas. Xandú tem autonomia, mas ainda precisa de alguém que a acompanhe em atividades como escolher e trocar de roupa, ir ao banheiro inclusive para se banhar e escovar os dentes. Alexandra ainda tem vínculo esporádico com os irmãos dela
Ela esta na comunidade da Arca desde 1991. Xandu é uma pessoa muito animada e emotiva, mas permanece bastante impetuosa e irritadiça. Ela se envolve rapidamente em conflitos com Bruno (Outro acolhido). Por meio da energia dela, ela anima a vida do lar dançando, cantando, conversando, jogando. Ela é muito influente no lar e, dependendo do seu acompanhamento, o comportamento de Xandu se repercute de maneira positiva ou negativa à vida e ao ambiente do lar.
Caso tenha interesse em presenteá-la este Natal segue também as medidas e para envio do presente: Camiseta GG, Calça 48, Bermuda GG, Calcinha 48, Sutiã 48 e Sapato 37.