A L’Arche Internacional foi fundada em Trosly, na França em 1964 por Jean Vanier, filósofo, teólogo e humanitário canadense, que se dedicou a pessoas com deficiências de desenvolvimento e às pessoas que as assistem.
Hoje, ela conta com mais de 153 comunidades, espalhadas em 38 países e presente nos 5 continentes do mundo. No Brasil, o primeiro Lar Comunitário foi fundado em 1987 na Brasilândia, zona norte de São Paulo. Atualmente a comunidade é composta por um lar, onde vivem 9 acolhidos internos, e ateliês em plena expansão para o bairro e região, permitindo atendimento à acolhidos externos.
Tendo como finalidade preparar cada participante para uma vida digna, responsável e social, queremos considerar e otimizar as potencialidades, habilidades e estilos pessoais, estimulando o convívio social, as consciências política e ética, o trabalho coletivo, administração de tarefas e horários, inserção no contexto cultural e quando possível administração de renda pessoal. Além disso, é um dos meios mais eficazes para tornar conhecido na sociedade os dons de nossos membros comunitários através de elaboração e criação de produtos artesanais como design de bijuterias, objetos decorativos e culinárias.
A Arca do Brasil é membro da Federação Internacional – Larche Internationale.
A Comunidade possui um Conselho Administrativo, composto por Presidente, Vice Presidente, Tesoureiros, Secretário, Responsável da Comunidade e Conselho Fiscal, todos na condição de voluntários.
O Conselho Administrativo e Fiscal, possuem o desejo de levar colegiadamente a direção da comunidade. Não se constituem em uma entidade portadora de uma autoridade legal, mas sim, em um corpo que possui uma responsabilidade Moral, e que a exerce de forma colegiada.
Este grupo tem a responsabilidade legal e financeira para o bom andamento da entidade. Atuam em comissões de trabalho formadas pelas necessidades específicas.